27 de Out, 2025
Capacitação em ecoturismo passa por Aquidauana e chega a Rio Verde com foco no turismo sustentável
23 de Out, 2025

O município de Aquidauana sediou, entre os dias 20 e 22 de outubro, a etapa do ABETA Conecta MS, programa de qualificação técnica voltado ao ecoturismo e turismo de aventura. A ação é promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Agora, o projeto segue para Rio Verde de Mato Grosso, onde ocorre de 24 a 26 de outubro, antes de chegar a Dourados, no fim do mês.

Voltado a polos turísticos regionais, o ABETA Conecta tem o objetivo de preparar destinos para o mercado por meio da integração de atores locais e fortalecimento do associativismo. A programação inclui palestras, oficinas técnicas, estudos de caso e vivências ao ar livre com consultores especializados no turismo de natureza.

Durante o evento, são trabalhadas temáticas relacionadas à qualificação de operadores turísticos, condutores, guias, gestores públicos e representantes de meios de hospedagem. A proposta é sensibilizar gestores e profissionais para os aspectos técnicos, legais e mercadológicos do setor, além de fomentar o trabalho em rede.

O evento atrai empresários do setor, profissionais autônomos e servidores públicos interessados em aprimorar a gestão de destinos sustentáveis. Segundo os organizadores, a metodologia adaptada às realidades locais tem feito do ABETA Conecta uma ferramenta importante para impulsionar o turismo de natureza em Mato Grosso do Sul.

As próximas etapas do programa estão com inscrições abertas. Para participar em Rio Verde, os interessados devem acessar: https://forms.gle/dFRkkajy2TguWTtj9
. Já em Dourados, o evento ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro, com inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/abeta-conecta-inspira-capacita-e-conecta-centro-sul-do-ms/3169912
.

A Fundtur-MS reforça que a qualificação profissional é um dos pilares para consolidar o Estado como referência nacional em turismo sustentável, com ações que estimulam boas práticas, fortalecem a integração regional e promovem desenvolvimento com responsabilidade.

Da Redação
Foto: Assessoria




Notícias mais lidas