Cerca de 100 mil famílias que vivem em áreas rurais de Mato Grosso do sul começaram a receber o calendário rural da concessionária de energia, onde o cliente aprende a realizar a leitura de forma simples e segura; sendo necessário apenas anotar os números disponíveis no medidor e depois encaminhar para a Energisa, por meio dos canais de atendimento.
No campo, a medição é realizada em um formato diferente do que estamos acostumados a ver na cidade. De acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia do país têm permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso é permitido por conta da distância entre os consumidores dessas áreas, muitas vezes localizados a quilômetros da estrada, principalmente em Mato Grosso do Sul, que abriga o Pantanal e é palco também do agronegócio.
Para Jorge Selem, supervisor comercial da Energisa, essa alternativa é uma forma do cliente controlar seu consumo de energia. “O maior benefício para o consumidor é que se naquele mês ele consumiu menos, ele também irá pagar menos, porque o consumo não será calculado por média, e sim pelo registro informado por ele. É fácil e rápido. Nos dias selecionados no calendário, ele vai até o medidor da sua propriedade, anota os números do visor e repassa para distribuidora pelos canais de atendimento”.
O supervisor ainda orienta os moradores para deixar as porteiras destrancadas e manter os animais longe da área de coleta no dia em que o leiturista visitar a propriedade.
O término da entrega do calendário para todas as regiões do estado, está previsto para o mês de maio, disponível também pelos canais digitais, utilizados para informar a autoleitura:
Site: energisa.com.br;
WhatsApp (Gisa): (67) 99980-0698;
Call Center: 0800 722 7272
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)