O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) segue atuando no controle do incêndio florestal no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. O fogo, iniciado há cerca de duas semanas, possivelmente por uma descarga elétrica, foi contido com apoio das chuvas registradas desde o fim de semana. As chamas agora se mantêm restritas à área já queimada, segundo o comando da operação.
As equipes mantêm monitoramento constante e trabalho noturno, com foco em evitar novos focos e garantir a segurança das áreas preservadas. Desde o início do incêndio, uma base avançada foi instalada na região para coordenar as ações.
O major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), explicou que o terreno acidentado exigiu estratégias específicas. “Desde o início do foco, estamos monitorando e também foi estabelecida uma estratégia de contenção nas áreas de cânions. É inviável o acesso terrestre, com combate direto ao fogo, e pela ineficácia dos alijamentos de água com a aeronave Air Tractor, ou qualquer outra considerando a geografia do local. Por isso construímos aceiros, linhas de defesa e fogo de supressão”, detalhou.
As ações contaram com o apoio da brigada de Alcinópolis, da prefeitura de Costa Rica, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e de produtores rurais da região.
“Todos atuaram para conter o fogo na região dos cânions, evitando que o incêndio se propagasse para as áreas produtivas do entorno. Desde antes do surgimento do foco o Corpo de Bombeiros já tomava medidas para a proteção daquela área. Temos relato de chuva em todo o parque desde ontem”, completou o major.
Além dos bombeiros e brigadistas locais, o trabalho também envolveu treinamento de militares do Exército Brasileiro, reforçando o enfrentamento ao fogo e a proteção do bioma da região norte do Estado.
Da Redação
Foto: Assessoria