24 de Jun, 2026
Banda Municipal de Costa Rica representa município em circuito estadual de bandas e fanfarras
24 de Jun, 2026

A Banda Municipal “Laerte Souza da Costa”, de Costa Rica, representou o município no 1º Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras durante a segunda etapa do evento, realizada no último sábado (20), em Paraíso das Águas.

Promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (FEBAFAMS), o encontro reuniu 12 corporações musicais e cerca de 800 integrantes de diversas regiões do Estado, em uma programação marcada por apresentações musicais, integração cultural e troca de experiências entre maestros, músicos e comunidades.

Costa Rica participou com uma delegação formada por 75 componentes, que desfilaram e se apresentaram ao longo da principal avenida da cidade anfitriã. A participação marcou um importante momento para a corporação, especialmente após o retorno à Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, destacou a relevância do projeto para o município.

“É motivo de orgulho ver nossa banda representando Costa Rica com talento, disciplina e dedicação. Mais do que música, este projeto contribui para a formação de crianças e jovens, promovendo inclusão, cidadania e novas oportunidades”, afirmou.

Atualmente, 120 crianças e adolescentes participam do projeto da Banda Municipal “Laerte Souza da Costa”. A iniciativa oferece formação musical desde os primeiros passos até níveis mais avançados, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades técnicas e artísticas.

Mantido pela Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto conta com coordenação do maestro Jhon Keener, da maestrina Vanessa Santos e da instrutora Fernanda Souza.

Além da formação musical, o projeto exerce papel importante no desenvolvimento social e educacional dos participantes. A rotina de ensaios e apresentações contribui para o fortalecimento de valores como disciplina, responsabilidade, comprometimento e trabalho em equipe.

A secretária municipal de Educação, Maria Almeida, ressaltou que o investimento em cultura também representa investimento no futuro.

“A música é uma ferramenta poderosa de transformação social. Ao incentivar projetos como a banda municipal, estamos ampliando oportunidades e fortalecendo a formação educacional e humana dos nossos jovens”, destacou.

O circuito reuniu bandas e fanfarras de municípios como Costa Rica, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Figueirão, Camapuã, Chapadão do Sul, Cassilândia, Selvíria e Paraíso das Águas.

A etapa integra a programação oficial do Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2026, iniciativa que percorre diferentes cidades com o objetivo de incentivar a música, fortalecer as corporações e ampliar a valorização da cultura em Mato Grosso do Sul.

Com tradição e investimento contínuo na formação de crianças e adolescentes, a Banda Municipal “Laerte Souza da Costa” segue consolidada como um dos principais projetos culturais e sociais de Costa Rica.

Da Redação

Foto: BNC




Notícias mais lidas