02 de Dez, 2025
Água volta a correr em trecho do rio da Prata que havia secado
03 de Out, 2025

Chuva de 60 milímetros acumulada da semana fez com que a água voltasse a correr no leito do rio da Prata, em trecho que havia secado especificamente na localidade do Passo do Curê, a três quilômetros da ponte da MS-178, no município de Jardim.

As informações são do Instituto Guarda Mirim Ambiental, sediado em Jardim, oficialmente requisitado a monitorar o manancial pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e foram repassadas com exclusividade ao portal MS De Norte a Sul. 

A 1ª Promotoria de Justiça de Jardim abriu um inquérito civil em julho do ano passado para apurar as causas da seca na microbacia hidrográfica. A investigação objetiva aprofundar a análise de impactos ambientais e possíveis ações humanas irregulares na cabeceira do rio.

O rio Prata é um dos principais mananciais da região da Serra da Bodoquena e sendo responsável por diversos atrativos turísticos, tendo inclusive legislação específica de proteção ambiental, como a lei estadual n 1.871, de 15 de julho de 1998, que regulamenta a Faixa de Proteção Especial de 300 metros de largura, com 150 metros de largura para cada lado da margem do Rio da Prata, do Rio Formoso e de seus afluentes.

No restante do rio, a água flui normalmente, inclusive com a subida de cardumes de diversas espécies de peixes, como curimba, pacu e pintado, que também estão sendo monitorados por equipes do Instituto Guarda Mirim Ambiental.

Da Redação MS De Norte a Sul

Imagens: Nisroque Junior/ Mídia IGMA




Notícias mais lidas